Os painéis de fechamento são elementos pré-fabricados não estruturais. Devido a esta característica, deve haver uma estrutura na qual ele será apoiado, que são geralmente os pilares pré-fabricados. Na fase de projetos, devem-se prever os sistemas de apoio (parte superior do painel) e contraventamento (parte inferior) nas faces dos pilares.
Os painéis têm uma aplicabilidade muito grande em estruturas pré-fabricadas industriais (por exemplo, galpões), uma vez que permitem o fechamento do mesmo de uma maneira mais racionalizada e rápida, quando comparado ao sistema comum de alvenaria de vedação, composto por blocos de concreto ou cerâmico.
Os painéis são elementos maciços de concreto, com espessuras que variam de 8,0 a 15,0 cm, para edificações com modulação de até 15,00 metros (distância entre eixos de pilares).
Dependendo da espessura dos elementos, possuem armação central (tela) ou em ambas as faces (telas e barras de aço). As armaduras devem ser posicionadas de modo a resistirem esforços provenientes da ação de vento (perpendicular ao maior lado do painel), peso próprio, transporte ou de elementos estruturais apoiados nos mesmos, como terças de cobertura.